A primeira fase com que nos deparamos quando iniciamos um projecto de animação, é a sensibilização / Motivação, que tem como base, ser capaz de suscitar o interesse na população, no que diz respeito a actividades socioculturais. Sensibilizar, remete-nos para um quotidiano medíocre, do qual devemos ter consciência, ou seja, devemos acordar para a realidade. Já Motivar, refere-se aos novos interesses para os quais devemos estar atentos, pois são uma mais valia para a vida.
Esta é uma fase que não se desenvolve no incerto.
Para que as possibilidades no processo de sensibilização / Motivação sejam maiores, devemos estar cientes, de que as animações culturais devem estar combinadas com actividades sociais. Em animação sociocultural, podemos falar numa dupla dimensão: por um lado a social, e por outro, a cultural.
Após a fase de sensibilização para o projecto, ou até mesmo durante a mesma, torna-se necessário definir o público que será abrangido com o mesmo, ou seja, deve definir-se o Público-alvo do projecto.
De seguida, é fundamental estabelecer um contacto formal com o alvo, podendo este fazer-se de três maneiras: “a través de entrevistas”, “mediante convocatorias abiertas realizadas por los responsables del programa de animacion” e “recirriendo a um fichero de instituciones socioculturales y de asociaciones”.
Referências Bibliograficas:
Ander-Egg, (2000). Tareas iniciales para llevar a cabo un programa, proyecto o actividades de animación. In Ander-Egg. Metodologia y Práctica de
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