Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

Fases 1 e 2 para a Elaboraçao de um Projecto de Animaçao

A primeira fase com que nos deparamos quando iniciamos um projecto de animação, é a sensibilização / Motivação, que tem como base, ser capaz de suscitar o interesse na população, no que diz respeito a actividades socioculturais. Sensibilizar, remete-nos para um quotidiano medíocre, do qual devemos ter consciência, ou seja, devemos acordar para a realidade. Já Motivar, refere-se aos novos interesses para os quais devemos estar atentos, pois são uma mais valia para a vida.

Esta é uma fase que não se desenvolve no incerto.

Para que as possibilidades no processo de sensibilização / Motivação sejam maiores, devemos estar cientes, de que as animações culturais devem estar combinadas com actividades sociais. Em animação sociocultural, podemos falar numa dupla dimensão: por um lado a social, e por outro, a cultural.

Após a fase de sensibilização para o projecto, ou até mesmo durante a mesma, torna-se necessário definir o público que será abrangido com o mesmo, ou seja, deve definir-se o Público-alvo do projecto.

De seguida, é fundamental estabelecer um contacto formal com o alvo, podendo este fazer-se de três maneiras: “a través de entrevistas”, “mediante convocatorias abiertas realizadas por los responsables del programa de animacion” e “recirriendo a um fichero de instituciones socioculturales y de asociaciones”.

 

Referências Bibliograficas:

Ander-Egg, (2000). Tareas iniciales para llevar a cabo un programa, proyecto o actividades de animación. In  Ander-Egg. Metodologia y Práctica de la Animación Sociocultural. Madrid: Editorial CCS. 296-308

 

publicado por despertardamente às 10:51
link do post | Desperta-nos | favorito

.Amélies Poulains

.Despertares recentes

. Fases 3 E 4 da Elaboraçao...

. Estudo sobre a utilização...

. Fases 1 e 2 para a E...

. CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇ...

. Actividades do Projecto

. Inclusão digital: uma nov...

. Projecto de Animação Sóci...

. Alguns links...

. A ASC

. Animador Sóciocultural

.Ainda vais a tempo de despertar

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.Eles despertaram

blogs SAPO

.subscrever feeds