Quinta-feira, 29 de Março de 2007

Animador Sóciocultural

    A prática de "Animação" é uma profissão que, ainda, não se encontra claramente definida, quer no que concerne a sua especificidade, quer no que concerne a sua identidade, o seu papel e a sua função, confundido-se com outras profissões enquadradas no campo da acção social. Deste modo, e não existindo um único modelo de "animação", não é possível falar-se e delinear um único modelo de "animador".

    Assim, quanto ao estatuto do animador estes dividem-se em animadores profissionais e em animadores voluntários, quanto à sua tarefa estes podem dividir-se em animadores generalistas, especializados, difusores, monitores e, por último, em animadores de grupo.

    Com isto, o papel do animador consiste, fundamentalmente, em desenvolver a auto-estima, a confiança e a personalidade dos participantes, fazendo com que estes tomem a iniciativa de levar a cabo actividades sociais, culturais, educativas, entre outras; criar um dinamismo comunitário que reforce o tecido social e as redes sociais; e, ainda, por despertar o interesse, nos participantes, por uma formação permanente.

    Concluindo, o animador deve "promover, alentar, animar a la gente, despertar inquietudes, incitar la acción..., en fin, hacer brotar potencialidades latentes en individuos, grupos y comunidades" (Ander-Egg, 2000: 81)

 

Ander-Egg, (2000). Metodologia y Práctica de la Animacion Sociocultural. Madrid: Editorial CCS
 

Curiosidades...

http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/

publicado por despertardamente às 11:14
link do post | Desperta-nos | favorito
3 comentários:
De Carlos Costa a 30 de Março de 2007 às 21:56
Olá!

Parabéns pelo blog. Atenção que a Animação Sociocultural (ASC) tem diferentes perspectivas nos países iberoamericanos, havendo uma grande diferença entre os países latinoamericanos e os ibéricos, sendo que nos primeiros não existe formação académica em ASC e esta é vista apenas à luz da recreação. Mas podem saber muito mais sobre animação sociocultural no website da APDASC em www.apdasc.com.

Carlos Costa
De Clara Coutinho a 6 de Abril de 2007 às 22:00
Olá meninas, correu bem a aula da semana passada? Parece que sim, pelo menos o vosso post é "sério" e "responsável". Visitei o link que sugerem e que me chamou a atenção (um dos artigos) para um aspecto da ASC que não se me tinha afigurado: a ASc como meio de subversão/contestação social. Estou a ver que esta área é mesmo diversa e diversificada podendo servir para os mais diversos fins...
Boa Páscoa e até à semana!
De carlos costa a 20 de Junho de 2009 às 10:22
Olá,

Estão abertas as inscrições para o I CONCURSO NACIONAL "MELHOR BLOG DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL 2009", uma organização da Direcção Nacional da APDASC. Todas as informações podem ser encontradas no blog oficial do concurso em http://melhorblogasc2009.blogspot.com/.

Carlos Costa

Comentar post

.Amélies Poulains

.Despertares recentes

. Fases 3 E 4 da Elaboraçao...

. Estudo sobre a utilização...

. Fases 1 e 2 para a E...

. CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇ...

. Actividades do Projecto

. Inclusão digital: uma nov...

. Projecto de Animação Sóci...

. Alguns links...

. A ASC

. Animador Sóciocultural

.Ainda vais a tempo de despertar

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.Eles despertaram

blogs SAPO

.subscrever feeds