Quinta-feira, 15 de Março de 2007

A emergência da Animação S. e os desafios actuais

A animação socio-cultural teve a sua origem em meados da década de 60 em alguns países da Europa, particularmente em França. A sua emergência ficou a dever-se ao surgimento de uma série de problemas, de onde se destaca o aumento dos tempos livres, graças à revolução que se fez sentir no campo das tecnologias/cibernética, que possibilitou o aumento da produção no menor espaço de tempo.

A animação socio-cultural surgiu, então, como uma forma socio-pedagógica de intervenção criativa dos tempos livres.

A sociedade actual tem vindo a colocar uma série de desafios. Nos dias que correm, torna-se cada vez mais necessário que as pessoas se tornem elas mesmas intervenientes no que diz respeito à sua vida pessoal e social e não meros espectadores. É também cada vez mais imperioso ocupar os tempos livres dos individuos, que por razões de trabalho escasso, se encontram inactivos.

Após a revolução industrial, os habitantes das grandes cidades viram os seus interesses sacrificados em detrimento dos interesses económicos. Foi então que surgiu a animação socio-cultural como tentativa de promoção a vida associativa, que se encontrava em vias de extinção, devido a este novo modo de vida. Deste modo, a animação socio-cultural procura superar e vencer atitudes de apatia, ócio e fatalismo.

Os programas de animação tiveram a sua origem na ruptura cultural, que se pode verificar entre os diferentes extractos socias. Eles procuram, sobretudo, solucionar alguns dos problemas que se vivem actualmente, problemas estes, que têm afectado todos os países um pouco por todo o mundo.

Ander-Egg, E. "Metodología y Práctica de la Animación Sociocultural", editorial CCS

publicado por despertardamente às 12:03
link do post | Desperta-nos | favorito
|
1 comentário:
De Clara Coutinho a 17 de Março de 2007 às 12:41
Olá queridas alunas!
Fico muito satisfeita por verificar que não só já conseguiram um blogue funcional mas já postaram um contributo a "sério" com informação relevante para o primeiro tema do nosso programa.
Apenas precisam de aprender a fazer referências e citações dos autores que sustentaramInspiraram as vossas reflexões. No caso presente devem fazer da seguinte forma:

Ander-Egg, E. (2000). Metodologia y Práctica de la Animacion Sociocultural. Madrid: Editorial CCS

Comentar post

.Amélies Poulains

.Despertares recentes

. Fases 3 E 4 da Elaboraçao...

. Estudo sobre a utilização...

. Fases 1 e 2 para a E...

. CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇ...

. Actividades do Projecto

. Inclusão digital: uma nov...

. Projecto de Animação Sóci...

. Alguns links...

. A ASC

. Animador Sóciocultural

.Ainda vais a tempo de despertar

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.Eles despertaram

blogs SAPO

.subscrever feeds